Quase 90% das compras são decididas no ponto de venda. O consumidor vai às compras, mas é quando ele está na frente da sua loja ou dentro dela, é que ele toma boa parte das decisões sobre o que comprar. É neste momento que ele decide se compra a marca A ou a marca B. Apresentar e repassar informações sobre os produtos que estão disponíveis no ponto de venda é de extrema importância para que as mercadorias tenham giro, ou seja, alavancar as vendas de determinados produtos para que o mesmo não fique parado em estoque. Com esta curadoria sobre o Merchandising, pretendemos te auxiliar nos estudos sobre o assunto, que é de extrema importância no meio do Marketing.
O que é merchandising?
Autor: Equipe TradeForce
Link: http://www.tradeforce.com.br/blog/o-que-e-merchandising/
Nesse site, a primeira coisa que nós percebemos é a importância do merchandising para promoção de vendas. Ele pontua os pontos principais para o exercer um merchandising de sucesso e vender o produto.
Merchandising em Supermercados
Autor: Gisele Sá Rêgo
Link: https://pt.slideshare.net/giselesarego/merchandising-slide-share
Como sabemos, o merchandising é muito usado principalmente dentro do supermercado. Nesse slide percebemos as estratégias que são utilizadas pelo marketing da empresa para conseguir atrair o cliente para comprar o que ele quer e também o que não quer.
O Poder do Merchandising
Autor: Rubens Sant’Anna
Link: https://www.youtube.com/watch?v=706LfUmOjq4
O vídeo apresenta os conceitos essenciais e a influência do Merchandising no processo de decisão do Shopper, Rubens começa aos 20 segundos de vídeo explicando um pouco sobre o que é Merchandising e suas diferenças em relação ao Trade Marketing. Ao decorrer do vídeo, o autor mostra a realidade atual dos mercados, dá dicas do que fazer e como entender o processo de compra do Shopper, seguindo, ele fala um pouco sobre a dinâmica dos canais de distribuição. Aos seis minutos de vídeo, ele dá um exemplo prático com vídeo real de uma estratégia de Merchandising da Mabel. É recomendado que você assista o vídeo inteiro, pois, dá uma injeção legal em você sobre o conteúdo e por ser um vídeo bem produzido e com características dinâmicas, o tempo passa sem que você note.
Principais técnicas de merchandising
Autor: Cursos iPED
Este texto inicia explicando para que funciona o merchandising (parágrafos 1 a 3), trazendo também o que é o merchandising em si (parágrafos 4 e 5). Além disso, ele ainda demonstra as principais técnicas e ferramentas utilizadas para um merchandising eficiente (parágrafos 7 e 8).
O que é merchandising?
Autor: Equipe Meus Dicionários
Link: https://www.meusdicionarios.com.br/merchandising
Este site inicia com a definição da palavra merchandising (parágrafo 1), seguido de uma breve explicação do que é o merchandising em si (parágrafos 2 a 5). Ele também traz alguns tipos de merchandising, como o merchandising visual (parágrafos 9 e 10) e o merchandising editorial (parágrafo 11).
Merchandising – Marketing de Varejo
Autor: Leandro Henrique
Link: https://pt.slideshare.net/leandrohs4/merchandising-1699236
Esse slide nos mostra algumas das ações realizadas nos hipermercados para estimular nosso interesse de compra, já que o merchandising é considerada a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única que conta com os três elementos chave para concretização de uma venda: Consumidor, Produto, Dinheiro.
*Considerações Finais:
Apresentamos nessa curadoria as melhores definições sobre o que é, e para que serve o Merchandising; além de dicas de como identificar, e de como utilizar essa ferramenta tão útil que afeta, e até altera diretamente a decisão de compra e venda de um produto ou serviço.
Visitamos os melhores sites para coletar dados para exemplificar sobre definição, uso e ferramentas do assunto, a fim de ajudar e esclarecer essa ferramenta rica do marketing.
Curadoria do grupo 8n.