Introdução/Contextualização: A Promoção de Vendas hoje é uma ferramenta de marketing que vem sendo largamente utilizada pelo mercado, como forma de tornar marcas e produtos mais competitivos. Em função do seu caráter indutivo, a Promoção de Vendas pode exercer extraordinária influência no comportamento e Direitos do público para o qual é dirigida. Para realização de uma promoção (sorteios, vale brinde, eventos culturais) é necessário obedecer algumas regras. Neste material, iremos curar materiais que te ajudem a entender sobre o que se trata as legislações promocionais.
Marketing Promocional – Mecânicas e Legislação
Autor: Wagner Bastos
Link: https://pt.slideshare.net/realvic/marketing-promocional-mecnicas-e-legislao
Nesse slide é apresentado os principais mecanismos para garantir a credibilidade mediante códigos e legislação (slide 5). Os principais mecanismos reconhecido pela legislação promocional descrito nos slides 7 à 11 da noção de estratégias legal com sucesso. E nos slides seguintes veremos Penalidade, Título de Capitalização, Resumo, Operação, autorização, Concurso, Vale Brinde, Burocracia…é um slide simples e de fácil entendimento repleto de noções e dicas segurar de legislação.
A Legislação e o Marketing Promocional
Autor: Paulo Foccacia – Assessor jurídico da AMPRO
Link: https://amprobrasil.wordpress.com/2012/08/28/a-legislacao-e-o-marketing-promocional/
Este texto contextualiza de forma direta a legislação promocional, citando o trabalho dos órgãos fiscalizadores, e a dificuldade e prazos extensos para obter autorização junto a loteria federal e demais órgãos (parágrafos 3 e 4). Ele cita também as diferentes formas de se conseguir tal autorização de acordo com cada modalidade, trazendo também seus riscos (parágrafo 4). Além disso, ele diz ser necessário estar atualizado de todas as informações sobre a legislação para não ter problemas no futuro (parágrafo 5).
Ética e legislação em ações promocionais
Autor: Fernando Rebouças
Link: http://agendapesquisa.com.br/etica-e-legislacao-em-acoes-promocionais/
Texto simples e de explicação direta, em apenas 5 parágrafos curtos, o autor consegue explicar o que são as legislações, apresenta algumas regras básicas para que a empresa realize promoções dentro da lei. Vale a leitura pois irá te situar melhor no meio em questão.
Legislação Promocional
Autor: Theo Barros
Link: http://slideplayer.com.br/slide/1266955/
No slide 9, é apresentado as condições básicas para adquirir autorização de realização de eventos promocionais. Seguindo, nos slides 12 e 13 é informado tipos de empresa que podem ou não realizar distribuições de premiação. Já no slide 14, é descrito os documentos necessários para solicitar autorização da promoção. No desenrolar da apresentação, vale a pena ressaltar o conteúdo entre os slides 15 e 44, neles são demonstrados muitas coisas, como; regras dos valores dos prêmios, prazo de entrega ao premiado, produtos proibidos para premiação, prêmios que podem ser distribuídos e além disso, os tipos de eventos promocionais que são proporcionados, incluindo suas devidas regras.
A legislação aplicável à realização de sorteio de prêmios e promoções comerciais
Autor: Fabio João Turnes
Neste artigo, cita-se que, para qualquer tipo de atividade de marketing que envolva sorteios, brindes e/ou concursos, é necessário o conhecimento das normas para tal atividade (parágrafo 1. Lembrando que estas ações devem ser legalizadas junto aos órgãos fiscais (parágrafo 3), contando o que é necessário para fazê-las (parágrafo 4). Além disso, ele expõe as leis (parágrafo 5), faz um alerta quanto à autorização (parágrafo 6) e o que a falta dessa autorização pode causar (parágrafos 7 e 8). Ele ainda argumenta em relação à sonegação fiscal (parágrafo 9) e lembra sobre a necessidade de observar a legislação antes de realizar qualquer processo citado acima (parágrafo 10).
Marketing Promocional O que é José Victor Oliveira
Autor: José Victor Oliveira
Ele explica no vídeo o que um profissional do marketing faz, como conduz sua atuação dentro da Promoção de Vendas e mostra os pontos que precisam ser analisados para vender um produto.
*Considerações Finais: Essa curadoria tem o objetivo de te ajudar a entender como funciona a Legislação promocional, foi feita uma pesquisa do assunto em várias fontes, e essas apresentadas foram consideradas as melhores, sem enrolações, práticas e muito informativas. Com isso, é possível perceber que a Legislação promocional é bem ampla e especifica, é necessário ter muito cuidado ao realizar promoções.