A verdade é que amamos um promoção. Tanto comerciantes como consumidores preferem uma ação promocional para tornar um produto conhecido. No Brasil, a maior ação promocional é o vale-brinde e depois os concursos são os mais visados pelos consumidores. Porém, a facilidade da execução desse tipo de ação não significa dizer que não existe regulamentação. É bom ficar atento a legislação vigente para não ser surpreendido com sanções.
Sorteio x Concurso Cultural
Link: http://blog.penseavanti.com.br/autorizacao-para-sorteio/
Qual a diferença entre sorteio x concurso cultural? O texto mostra as principais regras para fazer um sorteio e informa a punição em caso de descumprimento que é o pagamento de multa de até 100% do valor total dos prêmios, cassação da autorização e proibição de realizar novas promoções comerciais pelo prazo de até dois anos.
Mercado explica regras de concursos culturais
Em 2013 novas regras para o concurso cultural foram estabelecidas. Nesse artigo as principais regras foram explicadas com exemplos claros para facilitas a compreensão. O texto também enfatiza as ações no meio digital.
Distribuição Gratuita de Prêmios
A Caixa Econômica Federal elaborou um artigo contendo as principais dúvidas das empresas sobre a distribuição de brindes. O que muitos empresários e profissionais de marketing desconhece é que mesmo sendo uma distribuição gratuita de prêmios é preciso ter uma autorização da Caixa para poder aplicar a ação.
Política de Promoção Instagram e Facebook
Link: https://www.facebook.com/page_guidelines.php#promotionsguidelines / https://www.facebook.com/help/instagram/179379842258600
Com o marketing digital qualquer pessoa pode fazer uma promoção. É rápido e os custos são mais baratos. Porém, esse tipo de ação não está a margem das leis vigentes. Nesses links podemos encontrar a política de promoção das principais redes sociais e a sua declaração de isenção sobre quaisquer ato praticado pelo usuário.
Tim, Hipercard e outras marcas são condenados a pagar indenização
Link: http://www.pdeprotecao.com.br/2016/02/responsaveis-por-realizar-promocao-sem.html
Promoção é coisa séria. Nesse texto temos um exemplo de ação civil pública que condenou os responsáveis de fazer uma promoção de distribuição gratuita de prêmios sem a necessária e prévia autorização do Ministério da Fazenda.