Marketing Promocional é coisa séria

A verdade é que amamos um promoção. Tanto comerciantes como consumidores preferem uma ação promocional para tornar um produto conhecido. No Brasil, a maior ação promocional é o vale-brinde e depois os concursos são os mais visados pelos consumidores. Porém, a facilidade da  execução desse tipo de ação não significa dizer que não existe regulamentação. É bom ficar atento a legislação vigente para não ser surpreendido com sanções.

 

Sorteio x Concurso Cultural

Link: http://blog.penseavanti.com.br/autorizacao-para-sorteio/

Qual a diferença entre sorteio x concurso cultural? O texto mostra as principais regras para fazer um sorteio e informa a punição em caso de descumprimento que é o pagamento de multa de até 100% do valor total dos prêmios, cassação da autorização e proibição de realizar novas promoções comerciais pelo prazo de até dois anos.

 

Mercado explica regras de concursos culturais

Link: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2013/07/26/mercado-explica-regras-de-concursos-culturais.html

Em 2013 novas regras para o concurso cultural foram estabelecidas. Nesse artigo as principais regras foram explicadas com exemplos claros para facilitas a compreensão. O texto também enfatiza as ações no meio digital.

 

Distribuição Gratuita de Prêmios

Link: http://www.caixa.gov.br/empresa/promocoes-sorteios/distribuicao-gratuita-premios/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx

A Caixa Econômica Federal elaborou um artigo contendo as principais dúvidas das empresas sobre a distribuição de brindes. O que muitos empresários e profissionais de marketing desconhece é que mesmo sendo uma distribuição gratuita de prêmios é preciso ter uma autorização da Caixa para poder aplicar a ação.

 

Política de Promoção Instagram e Facebook

Link: https://www.facebook.com/page_guidelines.php#promotionsguidelines / https://www.facebook.com/help/instagram/179379842258600

Com o marketing digital qualquer pessoa pode fazer uma promoção. É rápido e os custos são mais baratos. Porém, esse tipo de ação não está a margem das leis vigentes. Nesses links podemos encontrar a política de promoção das principais redes sociais e a sua declaração de isenção sobre quaisquer ato praticado pelo usuário.

 

Tim, Hipercard e outras marcas são condenados a pagar indenização

Link: http://www.pdeprotecao.com.br/2016/02/responsaveis-por-realizar-promocao-sem.html

Promoção é coisa séria. Nesse texto temos um exemplo de ação civil pública que condenou os responsáveis de fazer uma promoção de distribuição gratuita de prêmios sem a necessária e prévia autorização do Ministério da Fazenda.

Grupo 7n

Grupo 7n

Alunos responsáveis: Alisson Andrade Santana - Líder; Lucas Bastos de Souza

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