Tema: Co-Marketing
Curador: Jeferson Roberto de Santana Barbosa
Material Curado: Textos, Vídeos
Quantidade de Materiais: 3 textos, 1 vídeo.
A cooperação pode ser uma coisa fundamental para empresas, a famosa frase “a união faz força” se encaixa muito bem no que iremos aprender hoje, que é sobre o Co-Marketing (ou Cross Marketing). Apesar de ser um conceito praticado por várias empresas, o termo não é suficientemente difundido. Em razão disso, muitos empreendimentos não conhecem os pontos fortes do co-marketing. Fundamental para várias coisas, o Co-Marketing pode apresentar resultados surpreendentes, o material a seguir conta com uma pesquisa sucinta do assunto, foi escolhido o melhor material para o seu entendimento, facilitando assim os seus estudos, vamos lá?
*Material 1: Texto
Título: Você sabe o que é Co-Marketing?
Autor: Publicado pela equipe “Projetual”, 2013
Link direto: http://projetual.com.br/voce-sabe-o-que-e-co-marketing/
Para começar, vai aqui um texto base para entendimento do Co-Marketing, é interessante que todo o texto seja lido, pois todas as informações são úteis, mesmo assim, o texto não é longo, em 11 parágrafos curtos você irá aprender o que é o Co-Marketing propriamente dito, como ele funciona, exemplos reais e alertas de cuidados que se deve tomar nesse processo.
*Material 2: Texto
Título: 3 benefícios do co-marketing para sua empresa
Autor: Gabriel Motta, 2015
Link direto: https://blog.ingagedigital.com.br/3-beneficios-do-co-marketing-para-sua-empresa/
Com esse texto, você poderá perceber os reais benefícios do Co-Marketing, e o quanto ele é importante para uma empresa, além disso, esse material foi escolhido pois após os tópicos dos “Quais benefícios do co-marketing?”, há um tópico bônus, em que é lhe apresentado 5 dicas importantes na hora de se pensar no Cross Marketing.
*Material 3: Vídeo
Título: Virou Case – Cross-Marketing – Parte1
Autor: Postado no canal do youtube “IdealOnDemand”, 2009
A partir dos 32 segundos de vídeo, é explicado de forma simples e direta com recursos visuais como funciona o Cross Marketing, é feita uma entrevista com Carlos Ricardo (Em 2009 era VP de Marketing de Alimentos da PepsiCo), o entrevistador dá exemplo de um produto que foi utilizado para Co-Marketing. Do tempo 3:10 ao 5:42 de vídeo, Eduardo Ferreira (Em 2009 era diretor de mídia da Dentsu) fala também da parte prática do assunto, dá um exemplo real, tira dúvidas, vale a pena conferir o vídeo, é muito comunicativo.
*Material 4: Texto
Título: 5 motivos para sua empresa fazer Co-Marketing
Autor: André Siqueira, postado pela Rock Content.
Link direto: https://marketingdeconteudo.com/motivos-para-fazer-co-marketing/
Nada melhor do que uma explicação final para te fazer entender o quão importante o Co-Marketing pode ser para um tipo de empreendimento, o texto é curto, muito explicativo, cheio de conteúdo, possíveis resultados, escrito por um especialista, texto impecável. Leia!
*Considerações Finais: Essa curadoria tem o objetivo de te ajudar a entender como funciona o Cross Marketing, foi feita uma pesquisa do assunto em várias fontes, e essas apresentadas foram consideradas as melhores, sem enrolações, práticas e muito informativas. Com isso, é possível perceber que o Co-Marketing possui vantagens que podem impactar de uma forma muito positiva uma campanha de marketing.
*Curadoria realizada por Jeferson Roberto de Santana Barbosa