Plano de Marketing:
*Material 1: Texto
Título: PLANO DE MARKETING: NO GUIA COMPLETO PARA CRIAR O SEU.
Autor: Redator da Rock Content
Link direto: https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/
O texto afirma a importância de contar com um analista experiente de marketing para acompanhar e desenvolver o plano ideal para a sua empresa entendendo, que disso depende o posicionamento da marca no mercado para se manter competitiva através de estratégias de acordo com a visão, missão, valores e objetivos.
*Material 2: Texto
Título: 5 passos para elaborar um bom plano de marketing
Autor: Camila Lam
Link direto: http://exame.abril.com.br/pme/5-passos-para-elaborar-um-bom-plano-de-marketing/
Ter feeling e bom senso para montar o seu próprio negócio não basta para ter sucesso; é necessário avaliar o público alvo, e com estratégias de especialistas para montar um bom planejamento de marketing.
Ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa e aumentar o número de vendas. Veja como.
*Material 3: Texto
Título: Como fazer um plano de marketing em 8 passos
Autor: Diego Carmona
Link direto: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/como-fazer-um-plano-de-marketing-em-8-passos/
O planejamento é uma ação indispensável na elaboração de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. É importante documentar suas estratégias cuidadosamente para criar ações que tragam resultados!
Os elementos que não podem faltar no seu planejamento: diagnóstico do cenário atual / definir os objetivos para um bom plano de marketing / aplique o benchmarking / definição de persona / crie as melhores estratégias para o seu planejamento / acompanhe a execução de cada estratégia / avalie o seu desempenho por meio da mensuração de resultados / atualize o seu plano de marketing sempre que necessário.
*Material 4: Slide
Título: Plano de marketing passo a passo
Autor: Samantha Col Debella (baseado no livro Marketing na era digital, de Martha Gabriel)
Link direto: https://pt.slideshare.net/samanthacol/planejamento-de-marketing-passo-a-passo
Veja os dois pontos importantes que um bom plano de marketing deve contemplar: Estratégico – análise da situação e oportunidade do mercado, e Tático – ações operacionais a serem executadas.
As fases para realizar um bom plano de ação de marketing te ajudará a analisar, entender e criar um adequado plano de ação que vise o antes, durante e depois, para aplicar corretamente os recursos, sempre pensando no público alvo, nos riscos e na fidelidade à marca.
*Material 5: Vídeo
Título: Plano de Marketing:
Autor: Erico Rocha
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gXhf_QWJvQA
No vídeo o Erico Rocha traz uma analogia em que podemos usar o plano de marketing tanto para o mercado ou empresa, como na nossa vida pessoal. Desse modo ele exemplifica com algumas ações pessoais o sucesso em alguns projetos. Um dos pontos chaves desse vídeo, ou uma dica podemos colocar assim, é a antecedência de um bom planejamento. Assim como ele cita no 3:30 um evento de MArketing digital onde ele planejou todo seu projeto com 1 ano de antecedência
*Material 6: Slide
Título: Plano de Marketing da Cacau Show
Autor: Fâmela Cristina da Silva, Jean Carlos Wesoloski Rodriguês, Jéssica Marchetto, Léo Felipe Toboldini Frohlich, Talita Maximina Conte
Link do slide: https://pt.slideshare.net/leofelipe/plano-de-mkt-cacau-show-chocolate-quente-2010
O slide conta com uma análise profunda sobre a marca Cacau Show. Dentro dele percebemos todas as análises que precisam ser feitas sobre um bom plano de marketing para alavancar os produtos da marca. O slide conta com uma análise da história da marca, visão e a missão em relação ao público, tamanho do mercado que o mercado do chocolate atinge no Brasil, análise do macro e microambiente, destrincha parte do comportamento do consumidor criando assim um perfil. Por fim nos últimos slides ele aponta a análise de SWOT da empresa, o financeiro da marca e as estratégias de marketing usadas para vender os produtos.
*CONSIDERAÇÕES FINAIS
A curadoria foi realizada com base nos assuntos passados em sala de aula. Sempre verificando o conteúdo a ser curado e como ele foi feito. Escolhemos três tipos de materiais por achar que são os mais fáceis para o aprendizado. Slide, vídeos e textos estão presentes em nosso dia a dia e na nossa vida acadêmica, assim fica mais fácil optar por essas plataformas.