Endomarketing – Curadoria de Victor Angelis

Para que uma empresa possa pensar e se preocupar com seus possíveis clientes externos, ela precisa primeiro pensar nos seus clientes internos, ou seja, seus funcionários. Um funcionário bem tratado e ouvido, funciona melhor, traz benefícios para a empresa e se sente valorizado. Muitas vezes as empresas não possuem essa relação funcionário – diretoria, e isso acaba prejudicando o dia-a-dia dessas empresas em algumas questões, e assim surge o Endomarketing, que, de certa forma, foi criado para facilitar a comunicação dentro da empresa, de modo que todos possam falar a mesma língua, trazendo assim melhor desempenho e entendimento das tarefas e suas execuções dentro da empresa.

Endomarketing – Gestão de Pessoas

Neste slide, é apresentada a história do Endomarketing, desde seu surgimento (slides 2 e 3), para que foi criado (slides 2 a 6), seu conceito (slides 7 a 10), a importância do Endomarketing (slide 11) e seu benefício (slide 12). Ele também traz qual o maior desafio do Endomarketing (slide 14) e o resultado que pode trazer se for bem realizado (slides 15 e 16). Além disso, ele ainda ressalta ainda mais a importância em questão de estratégia (slides 17 e 18), seus objetivos (slide 19), características (slide 20) e o processo de motivação do Endomarketing (slide 21). Ele ainda destaca quais instrumentos para a realização do Endomarketing (slides 22 a 31), como agir (slides 33 a 36 e 39 a 41), o fluxo de informações (slides 37 e 38), os canais utilizados para comunicação interna (slide 42) e os problemas que podem ser encontrados nesses canais (slides 43 e 44).

Link: https://pt.slideshare.net/rscosta1973/endomarketing-33920538?qid=5c67d515-1f16-4adc-b157-6d06010c27ee&v=&b=&from_search=2

Autor: Robson Costa, Mestre em Comunicação em Semiótica at PUC/SP

 

Endomarketing: fundamentos e princípios

Neste slide, logo de início é apresentado a organização geral em uma reunião de campanha de marketing quando utilizado o Endomarketing (slide 2), em seguida seu conceito (slide 3) e sua definição (slide 4). Nele também consta o motivo de sua criação (slide 5) e algumas de suas ferramentas (slide 6). Logo após, mostra-se de onde surgiu (slide 7), e toda a parte de gerenciamento dentro da empresa (slide 9), trazendo a íntegra Rh ao Marketing (slide 10), a filosofia da sobrevivência corporativa (slide 11), suas metas (slide 12), uso da técnica do marketing (slide 13), o enfoque (slide 14), sua finalidade (slide 15), perspectiva (slide 16), objetivos (slide 17), função (slide 18) premissas (slide 19) e consequências (slide 20). Também traz os tipos de visões e suas organizações dentro da empresa (slides 27 a 29 e 33), a importância da estratégia (slide 30), alguns cuidados que devem-se ter (slides 31 e 32), e por fim, algumas empresas que praticam o Endomarketing e como aplicam (slides 34 a 37).

Link: https://pt.slideshare.net/Anselmolino/palestra-endomarketing-fundamentos-e-princpios?qid=5c67d515-1f16-4adc-b157-6d06010c27ee&v=&b=&from_search=1

Autor: Anselmo Lino Bispo, Consultor e Conferencista Corporativo

 

O que é Endomarketing

No vídeo, temos acesso ao o que é Endomarketing (1:10 à 2:08), explicando também a sua importância, com exemplos (2:12 à 3:40), e como ajuda a empresa em questão de comunicação, também exemplificado (3:43 à 5:33). Ele também mostra outros exemplos de onde aplicar – outros setores – o Endomarketing (6:45 à 10:18). Citando como exemplo, ele diz a quem devemos cuidar, antes de palpitar no “quintal” do outro (10:22 à 11:52).

Link: https://www.youtube.com/watch?v=UlkgveUOlvY

Autor: Edson Gonçalves

 

 

O que é Endomarketing?

Este artigo é bem definido, e o mais bacana é que ele é entendido em um texto curto, de forma simples e direta. Ele traz a definição geral do que é Endomarketing e seu conceito (parágrafo 1), explicando onde é aplicado (parágrafos 2 e 3), sua principal função (parágrafos 4 e 5), finalizando com a importância do Endomarketing (parágrafo 6).

Link: http://novaescolademarketing.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-endomarketing/

Autor: Rafael Rez

 

Considerações finais: Dos diversos materiais encontrados a respeito do Endomarketing, selecionei os que julguei de mais fácil compreensão. Há muito material bom na internet, desde vídeos e slides até os textos, porém alguns se destacam por serem de fácil entendimento, com explicações simples, pouco conteúdo, porém direto.

 

Curadoria realizada por Victor Hugo de Angelis

Grupo 8n

Grupo 8n

Alunos responsáveis: Jeferson Roberto de Santana Barbosa - Líder; Sídney Silva Santos; Victor Hugo de Angelis; Brunelly Maria Santana Gomes Corrêa

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *