Para que uma empresa possa pensar e se preocupar com seus possíveis clientes externos, ela precisa primeiro pensar nos seus clientes internos, ou seja, seus funcionários. Um funcionário bem tratado e ouvido, funciona melhor, traz benefícios para a empresa e se sente valorizado. Muitas vezes as empresas não possuem essa relação funcionário – diretoria, e isso acaba prejudicando o dia-a-dia dessas empresas em algumas questões, e assim surge o Endomarketing, que, de certa forma, foi criado para facilitar a comunicação dentro da empresa, de modo que todos possam falar a mesma língua, trazendo assim melhor desempenho e entendimento das tarefas e suas execuções dentro da empresa.
Endomarketing – Gestão de Pessoas
Neste slide, é apresentada a história do Endomarketing, desde seu surgimento (slides 2 e 3), para que foi criado (slides 2 a 6), seu conceito (slides 7 a 10), a importância do Endomarketing (slide 11) e seu benefício (slide 12). Ele também traz qual o maior desafio do Endomarketing (slide 14) e o resultado que pode trazer se for bem realizado (slides 15 e 16). Além disso, ele ainda ressalta ainda mais a importância em questão de estratégia (slides 17 e 18), seus objetivos (slide 19), características (slide 20) e o processo de motivação do Endomarketing (slide 21). Ele ainda destaca quais instrumentos para a realização do Endomarketing (slides 22 a 31), como agir (slides 33 a 36 e 39 a 41), o fluxo de informações (slides 37 e 38), os canais utilizados para comunicação interna (slide 42) e os problemas que podem ser encontrados nesses canais (slides 43 e 44).
Autor: Robson Costa, Mestre em Comunicação em Semiótica at PUC/SP
Endomarketing: fundamentos e princípios
Neste slide, logo de início é apresentado a organização geral em uma reunião de campanha de marketing quando utilizado o Endomarketing (slide 2), em seguida seu conceito (slide 3) e sua definição (slide 4). Nele também consta o motivo de sua criação (slide 5) e algumas de suas ferramentas (slide 6). Logo após, mostra-se de onde surgiu (slide 7), e toda a parte de gerenciamento dentro da empresa (slide 9), trazendo a íntegra Rh ao Marketing (slide 10), a filosofia da sobrevivência corporativa (slide 11), suas metas (slide 12), uso da técnica do marketing (slide 13), o enfoque (slide 14), sua finalidade (slide 15), perspectiva (slide 16), objetivos (slide 17), função (slide 18) premissas (slide 19) e consequências (slide 20). Também traz os tipos de visões e suas organizações dentro da empresa (slides 27 a 29 e 33), a importância da estratégia (slide 30), alguns cuidados que devem-se ter (slides 31 e 32), e por fim, algumas empresas que praticam o Endomarketing e como aplicam (slides 34 a 37).
Autor: Anselmo Lino Bispo, Consultor e Conferencista Corporativo
O que é Endomarketing
No vídeo, temos acesso ao o que é Endomarketing (1:10 à 2:08), explicando também a sua importância, com exemplos (2:12 à 3:40), e como ajuda a empresa em questão de comunicação, também exemplificado (3:43 à 5:33). Ele também mostra outros exemplos de onde aplicar – outros setores – o Endomarketing (6:45 à 10:18). Citando como exemplo, ele diz a quem devemos cuidar, antes de palpitar no “quintal” do outro (10:22 à 11:52).
Link: https://www.youtube.com/watch?v=UlkgveUOlvY
Autor: Edson Gonçalves
O que é Endomarketing?
Este artigo é bem definido, e o mais bacana é que ele é entendido em um texto curto, de forma simples e direta. Ele traz a definição geral do que é Endomarketing e seu conceito (parágrafo 1), explicando onde é aplicado (parágrafos 2 e 3), sua principal função (parágrafos 4 e 5), finalizando com a importância do Endomarketing (parágrafo 6).
Link: http://novaescolademarketing.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-endomarketing/
Autor: Rafael Rez
Considerações finais: Dos diversos materiais encontrados a respeito do Endomarketing, selecionei os que julguei de mais fácil compreensão. Há muito material bom na internet, desde vídeos e slides até os textos, porém alguns se destacam por serem de fácil entendimento, com explicações simples, pouco conteúdo, porém direto.
Curadoria realizada por Victor Hugo de Angelis