Encantar e convencer os clientes atendendo as suas expectativas e necessidades são algumas estratégias que abordaremos nessa curadoria sobre o Marketing de Serviço. Mostraremos a sua importância como ferramenta de planejamento de vendas e as suas aplicações como, as abordagens estratégicas e a prática específica adotada para obter resultados nas vendas. Vamos explicar as diferenças entre Marketing de Serviço e Marketing de Produto e os conceitos dos 7 p’s e 8P’s. Vamos a leitura e veja como a fidelização e relacionamento entre cliente e empresa pode ser o seu produto mais valioso.
O que é MKT de Serviço ?
Material 1: Texto
Curador: Leonardo Levi
Link: https://saiadolugar.com.br/marketing-de-servicos/
Marketing de serviço é uma ferramenta necessária para que a empresa se torne bem sucedida. A característica desse tipo de marketing é de utilizar todas as ações de identificação, planejamento para atender as necessidades dos clientes, portanto, o marketing de serviço é o conjunto de ações que identifica as necessidades dos clientes em relação aos serviços. Nesse tipo de marketing, existem 8P’s para auxiliar na execução final. O Produto é onde precisa deixar claro o que vai ser oferecido aos clientes; Preço, é quando você analisa qual valor irá atribuir ao produto, isso pode chamar ou afastar os clientes; Praça, é onde o produto será comercializado e o cliente o achará fácil; Promoção, é toda estratégia de comunicação com o cliente; Processos, é quando as necessidades dos clientes são atendidas; Pessoas, são os prestadores de serviço, para que o produto seja entregue ao cliente; Palpabilidade, é o reconhecimento do ambiente no qual o serviço é prestado; Produtividade, é toda a forma de ganho da empresa. O marketing de serviço é importante pois aumenta a visibilidade da empresa, agrega valor aos serviços, favorece o relacionamento com o cliente.
Mkt de Serviços x Mkt de Produtos
Material 2: Texto
Curador: Eduarda dos Santos
Link: http://www.nohcomunicacao.com.br/marketing-de-servicos-x-marketing-de-produtos/
Na nossa atualidade, marketing de serviço e de produto andam juntos porém com algumas diferenças, já que não importa o que você venda, é a necessidade do cliente que é o mais importante. Os dois tipos de marketing tem em comum 4P’s, o Produto, o Preço, a Praça e a Promoção, pois para muitas empresas o serviço é o produto que eles possuem. A diferença do serviço para o de produtos, é que no marketing de serviço foram adicionados mais 3 Ps, Pessoas, Praça e Processos. No marketing de serviços ainda é possível investir em conteúdos mais ricos, como o e-books; já no marketing de produtos a estratégia é sempre atender os clientes e vender sempre o produto. Utilizando os dois tipos de marketing, o de serviço e o de produto, cada um com sua estratégia, ppupa tempi e recursos e ainda contribui para a conquista de melhores resultados e mais clientes.
Os 7 P´s
Material 3: Texto
Curador: Eliel Brito
O marketing de serviços são táticas que ajudam a explicar o valor do serviço e convencer o cliente a escolher determinada empresa, e em meio a tantas opções, o marketing de serviço é a melhor opção para as empresas conseguirem clientes. O marketing de serviço possui 7 Ps, o Produto, onde a empresa precisa saber realmente qual o produto que seu cliente necessita; Preço, é quando a empresa precisa ajustar o preço para não perder o cliente e nem deixar de lucrar; Praça, é o local onde será feito o trabalho; Promoção, é tudo àquilo quê envolve a comunicação com o público; Processos, tem que serem bem executados para que as expectativas sejam alcançadas; Pessoas, é a escolha da equipe que irá auxiliar em todo o processo; Palpabilidade, São as evidências físicas do serviço que deve ser divulgado. Para o marketing de serviços dar certo, é necessário focar nas pessoas, encontrar um diferencial, montar um plano de ação, juntando essas ações chega-se ao esperado.
MKT de Serviço na concepção dos 8 P’s
Material 4: Texto
Curador: Keyla Nascimento
O marketing de serviços tem um desafio enorme que é alcançar vantagens competitivas sobre os concorrentes, e para poder dar certo o ideal seria elaborar um “mix de serviços”, onde reúne recursos, instrumentos e técnicas que podem ser utilizadas para estabelecer estratégias. O mix de serviços é composto por, Produto, que é a identificação das necessidades dos clientes; Preço, onde se analisa uma forma de o cliente ficar satisfeito sem prejudicar os lucros; Praça, é onde vai ser vendido o produto; Promoção, é tudo que envolva a comunicação e divulgação dos serviços; Processo, representa os fluxos, procedimentos do trabalho oferecido; Palpabilidade, é a percepção onde o serviço é prestado; Pessoas, São os envolvidos direta ou indiretamente na prestação de serviços; Produtividade, se refere ao alcance das melhores práticas na execução dos serviços. O objetivo desse mix é fortalecer as relações com o público, tendendo a fidelizar clientes.
Considerações Finais: Essa curadoria foi baseada em materiais disponíveis em sala de aula, de sites e vídeo-aulas de youtube expõem vários exemplos diferentes de abordagens e conceitos dos P’s, onde cada autor aborda de uma maneira complementar adequando ao tempo de quando foi escrito.