Marketing, Publicidade e Consumo Consciente – Curadoria de Lucas Silveira

Em meio há tantas reviravoltas no mundo atual e vendo o Consumismo sendo alimentado diariamente pela Publicidade, esquecemos em diversos momentos que hoje em dia estamos lidando o tempo inteiro com pessoas que na maioria das vezes não possuem psicológico ou não querem ter a “preocupação” de saber discernir entre o que é necessário ou não se consumir. Vivemos em uma época que a sociedade faz de tudo e mais um pouco para sentir nem que seja por segundos o prazer de estar em equilíbrio e o Marketing em todo seu contexto ajuda a persuadir perfeitamente esse sentimento que é gerado por vidas ansiosas e reflexos de contextos sociais antiquados a realidade que nos são impostos enquanto crescemos. O outro lado da moeda que é o Consumo Consciente aborda o contrário, coloca em primeiro lugar os valores humanos, mostrando que muito mais que o lucro, a carga cultural ou a saúde mental das pessoas são a importância principal. De que adianta vender felicidade nos matando por dentro? Não é mesmo?

Abaixo estão selecionados alguns conteúdos para que vocês consigam entender melhor sobre Marketing e Consumo Consciente.

 

O que é o Consumo Consciente? É o mesmo que o Consumo Verde? E o Consumo Sustentável? Qual a diferente entre eles?

Fonte: https://jornalismoespecializadounesp.files.wordpress.com/2015/08/11914957_871794359570569_2125018756_o.jpg

Para melhor compreensão de Consumo Consciente a imagem abaixo anexada nos mostra conceitos de três tipos de Consumo. O Consumo Verde, o Consumo Consciente e o Consumo Sustentável. Vale a pena conferir a diferença entre os três, por mais que convivam em um mesmo contexto, são diferentes em alguns aspectos importantes.

 

Como melhorar sua vida com o Consumo Consciente

Como entender melhor sobre Marketing Consciente se não conseguirmos compreender um pouco sobre Consumo Consciente? Os dois assuntos estão completamente interligados e nesse vídeo que o Sistema Secred produziu é possível perceber isso, através de uma animação bastante divertida, o vídeo aborda o retrato de uma família que percebeu a importância do Consumo Consciente e aponta alguns tópicos onde a vida deles melhoraram com a aplicação dessa nova técnica de consumo.

 

Consumo Consciente e Publicidade: Aliados ou Inimigos?

Fonte: https://www.akatu.org.br/noticia/consumo-consciente-e-publicidade-aliados-ou-inimigos/

O Consumo, a Publicidade e o Marketing vivem no mesmo contexto, melhor falando, estão lado-a-lado no quesito Consumismo, mas você já ouviu falar sobre Consumo Consciente? Sabem como ele, a Publicidade e o Marketing se relacionam? Quer saber mais? Esse texto do site “Akatu – Consumo Consciente para um futuro sustentável” explica isso detalhadamente.

 

Qual a consequência do Marketing para o mundo?

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-publicidade-e-o-consumo-consciente

No texto “Publicidade e o Consumo Consciente” de Reinaldo Canto, jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, podemos encontrar o destaque de alguns tópicos importantes. Dentre eles: Apologia ao Consumismo, Lixo é Sinal de Desequilibrio e É Hora de Mudar? Esses três pontos nos ajuda a entender perfeitamente as consequência do Marketing e da Publicidade para o mundo onde o Consumo anda disparado.

 

Grupo 1n

Grupo 1n

Alunos responsáveis: Marcos Antonio - Líder; Aline Nascimento; Gabriel Azevedo; Lucas Cardoso; Manuela Soares; Victor Hugo Nascimento; Wesley Cesar.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *