Curadoria de Planejamento de Marketing e suas Matrizes

 

 Planejamento de Marketing

Material 1: Texto

Autor: Diego Carmona

Link: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/como-fazer-um-plano-de-marketing-em-8-passos/

A criação e avaliação da execução das estratégias aplicadas, tem que ser acompanhadas, de perto, para que sejam efetuadas soluções em caso de fracasso nas ações.
Seguindo essa rápida dica, o empreendedor se destacará entre seus concorrentes no mercado em que atua, assim, conquistando novos clientes e obtendo resultados positivos para sua empresa ou negócio.

O investimento, seja ele financeiro ou em tempo, é fundamental para que os resultados positivos sejam alcançados, e para isso, o planejamento de marketing será essencial.
Avaliar o cenário atual e a concorrência (benchmarking), são apenas umas das etapas que fazem parte do processo de planejamento de marketing como forma de manter-se atualizado sobre o mercado e suas transformações. Empresa atualizada é empresa viva!

 

Matriz SWOT

Material 2 : Vídeo

Autor: Thiago Montanari

Link: https://www.youtube.com/watch?v=MsTg-stkOo8&t=557s

Identificar riscos e oportunidades, analisar ambiente interno e externo, apurar forças e fraquezas, são alguns elementos em que, a Matriz Swot, uma ferramenta eficaz e de baixo custo, atua dentro de um planejamento estratégico organizacional, prevenindo as ameaças futuras do mercado concorrido e competitivo.

Esse vídeo aula, explica o significado da palavra SWOT, suas características e aplicabilidades na técnica dos quadrantes. Thiago Montanari fala da importância de uma coleta rica em dados dos ambientes interno e externo de uma organização através do feedback dos clientes, das opiniões dos colaboradores e da participação dos funcionários no processo do planejamento estratégico da empresa. Prevenir-se do mercado concorrido de hoje, a Matriz Swot é o melhor remédio! Boa aula!

 

Matriz BCG

Material 3: Texto

Autor: Mônica Vargas

Link: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/planejamento-estrategico-como-usar-o-bcg/10107

A matriz BCG tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões dos gestores de marketing e vendas em uma empresa. Nessa matriz, é possível perceber que, quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto, mais a participação de mercado a sua empresa será melhor analisada.

Neste site, encontramos como a matriz BCG é aplicada no planejamento estratégico dentro de uma empresa. A análise dos dados é feita através de um quadrante dividido em 4 partes, onde os produtos da empresa são qualificados por suas características. No 1° quadrante, o ponto de interrogação, se encaixam aos produtos que pertencem a um mercado com altas taxas de crescimento, onde precisa de grande investimento, porém não tem um bom retorno financeiro. No 2° quadrante, a estrela, ficam os produtos com alta participação de mercado, exigindo um grande investimento. No 3° quadrante, a vaca leiteira, se posicionam os produtos com taxa de crescimento moderado em mercados já consolidados, e não necessitam de um grande investimento. No 4°quadrante, o abacaxi, estão os produtos com baixa participação de mercado, que devem ser evitados pela empresa. E ai ? Vamos descobrir a estrela dos seus negócios ? Acesse e Boa Sorte!

 

Matriz GE

Material 4: Texto

Autor: Adilson Ortiz

Link: http://www.infoescola.com/administracao_/matriz-ge/amp/#ampshare=http://www.infoescola.com/administracao_/matriz-ge/

A matriz GE tem o objetivo de auxiliar na administração de produtos e marcas. Ela permite a criação de um perfil de negócios de uma empresa, onde é analisada seu potencial atrativo e nível de competitividade, fazendo assim com que a empresa decida se continua ou não suas atividades em determinado mercado.

No site da Infoescola, conta que a Matriz GE surgiu através da necessidade da Fábrica General Eletric e da Consultora Mckinsey dar suporte a administração de produtos e marcas ampliando a analise da Matriz BCG. Essa Matriz traz à tona as condições externas e as competências da organização, o que acaba auxiliando ma criação de portfólios de negócios. A partir da sua elaboração se tem uma vantagem muito importante, que a partir dessa matriz é possível obter uma enorme quantidade de informação e que pode ser analisada de uma só vez. O gráfico de uma matriz GE, contém círculos, onde cada círculo indica um mercado específico que pode ser expressado como produto, como espaço geográfico. Esses mesmos círculos podem ser distribuídos em vários gráficos, podem demonstrar os principais concorrentes de mercado.

 

 

Considerações Finais: Essa curadoria foi baseada em materiais disponíveis em sala de aula, de sites e vídeo-aulas de youtube com fácil compreensão e simplicidade dos seus exemplos, e de artigos relacionados ao Planejamento de Marketing Estratégico e suas ferramentas de análise de ambiente organizacional. O objetivo foi facilitar o entendimento do processo de criação do planejamento estratégico de uma empresa e ensinar como executar um plano de ação para atuar no mercado competitivo.

 

Grupo 5n

Grupo 5n

Alunos responsáveis: Leonardo Levi Moura Gama - Líder; Eduarda dos Santos Pereira; Eliel de Brito Braz; Jaenia Keyla do Nacimento Martins.

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