Pesquisa Mercadológica

Toda e qualquer decisão tomada dentro de uma empresa tem um certo grau de incerteza, por isso é necessário haver dados que comprovem e sustentem tal decisão, o que é obtido através da Pesquisa Mercadológica. Portanto, essa curadoria tem como objetivo mostrar a importância e o passos de uma pesquisa mercadológica, Para isso foram selecionados 3 artigos e 1 vídeo sobre os assuntos.
Responsável: Flávia Barros Costa

1 Qual a importância da Pesquisa para a Empresa

Esse Artigo vai tratar da importância da pesquisa para um empresa. Ele é interessante pois mostra não só o impacto da mesma em uma empresa iniciante, como também em empresas que já são firmadas no mercado.

“[…] as pesquisas podem dar novos direcionamentos para o planejamento e também para as ações porque funcionam como um termômetro que indica como está o mercado. Pode-se definir como um produto ou serviço está sendo avaliado, o que poderia acontecer se se tivesse adotado outras medidas e como se pode resolver um problema amparado por dados empíricos.”

Link para o Texto: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-pesquisa-de-mercado-para-o-sucesso-dos-negocios/81710/

 

2 Etapas de uma Pesquisa Mercadológica

A Revista Exame vai abordar de modo bem simples e práticos quais são as etapas do processo de pesquisa mercadológica, mostrando de forma objetiva cada uma delas. Além disso vai diferenciar os tipos de pesquisa.

“[…] De uma forma bem simples o processo de pesquisa de mercado pode ser dividido em cinco etapas: definição do seu problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados/informações.” Cynthia Serva, Exame.

Link para a Matéria: http://exame.abril.com.br/pme/como-fazer-uma-pesquisa-de-mercado/

Fonte Imagem: http://iblanco.com.br/pesquisa-mercadologica/

 

3 Como elaborar um pesquisa

Essa vídeo vai mostrar de modo mais detalhado cada uma das etapas do processo de pesquisa mercadológica. Como é um vídeo bem didático, é interessante assisti-lo por inteiro.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FTGBQbp8VrU

4 Exemplos de Pesquisa

O site Pluga.co disponibiliza alguns modelos de formulários que podem ser seguidos para realizar a sua pesquisa. Além disso vai diferenciar os tipos de pesquisa e os tipos de pergunta e dizer em qual caso é melhor aplicá-los.

“Existem diversos tipos de perguntas para pesquisa de mercado, desde a famosa NPS, com uma única pergunta para pesquisa de satisfação de clientes, até longos questionários estruturados sobre participação de mercado ou perfil de público-alvo.[…].” – Marcus Ribeiro, Pluga.co. 

Link para o Artigo: https://pluga.co/blog/vendas/exemplo-de-pesquisa-de-mercado/

 

Grupo 1t

Grupo 1t

Alunos responsáveis: Flávia Barros Costa [líder do grupo]; Ester Azevedo de Gois; Hagda Janaína Araujo do Vale; Pâmala Raphaela Santos Cardoso.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *