MATERIAL 1: TEXTO
TÍTULO: MARKETING DE CONTEÚDO
AUTOR: Vitor Peçanha
LINK DIRETO: https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-conteudo/
O Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar e atrair seu público-alvo, e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Já são mais de 70% das empresas brasileiras apostando nessa estratégia. Veja um guia completo sobre Marketing de Conteúdo.
MATERIAL 2: VÍDEO
TÍTULO: Pabllo Vittar – K.O. – MARKETING INDIRETO
AUTOR: Produzida por Rodrigo Gorky
LINK DIRETO: https://www.youtube.com/watch?v=3L5D8by1AtI
Também conhecido como Marketing Invisível, é uma das formas de divulgação mais discretas, pois não tem cara de propaganda: o produto é apresentado discretamente dentro de um conteúdo.
É tão sutil que o consumidor não percebe nem rejeita, mas fica com aquela lembrança guardada no inconsciente e quando surge uma oportunidade adquire produtos da marca em questão. É muito comum em filmes, novelas, vídeos e séries.
Nesse vídeo em questão, a cantora Pablo Vittar aprece usando sem eu clipe produtos esportivos Adidas. Por ser uma artista querida no Brasil, isso faz com que as vendas dos produtos da marca aumentem muito, não só pelos fãs da artista, mas pelo público em geral.
MATERIAL 3: VÍDEO
TÍTULO: Marketing de Eventos – Desafio AXE Frontman: que tal ir ao Lollapalooza na faixa?
AUTOR: AXEbr – (Publicado em 21 de mar de 2015)
LINK DIRETO: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=E9QLI_9W7Fk
Marketing de Eventos
É o uso de estratégias de marketing no planejamento, organização e promoção de eventos que proporcionem uma experiência positiva ao público. De encontros temáticos a mega shows, os eventos geram um forte engajamento com a marca, que pode atuar como organizadora, patrocinadora ou apoiadora.
A marca AXE que foi uma das patrocinadoras do festival de música LollaPalooza por exemplo, nesse comercial de divulgação do evento, promove a marca, que é seu maior objetivo por meio do desodorante, com isso, espera aumentar suas vendas, atraindo o público por meio do comercial que adquira o produto na expectativa de ganhar ingressos para o festival.
MATERIAL 4: VÍDEO
TÍTULO: MARKETING SOCIAL – QUEM VOCÊ É NA RUA?
AUTOR: Maquiagem Natura
LINK DIRETO: https://www.youtube.com/watch?v=FNbl2TxEqic
MARKETING SOCIAL
O o objetivo do Marketing Social é promover ideias, atitudes, comportamentos que provoquem mudanças positivas na realidade social.
Quando o Marketing Social é muito usado pelas empresas, o compromisso social deve estar enraizado nos valores da marca, e não apenas presente em ações isoladas, para ser aceito pelo consumidor.
Nesse vídeo (quem é você na rua), a Natura promove a beleza na liberdade. Rompendo com os paradigmas que a ditadura da beleza impõe a tanto tempo sobre mulheres e homens que não tinham espaço por serem gordas (os), negras (os), orientação sexual diversas, e que por isso, se escondiam nos padrões preconceituosos da sociedade, ela propõe liberdade; sair do armário e ir para rua como somos e queremos ser.
A Natura afirma que a beleza está em quem você é, e não, em como gostaria de ser.
MATERIAL 5: TEXTO
TÍTULO: Marketing de Causa
AUTOR: Leitor da updateordie
LINK DIRETO: http://www.updateordie.com/2015/12/14/o-que-e-marketing-de-causa/
Está muito próximo do Marketing Social, mas não é a mesma coisa. No Marketing de Causa, as empresas apoiam uma causa social, mas têm um interesse comercial explícito nisso, como a venda ou a exposição na mídia.
Diferentemente do Marketing Social, essa estratégia não visa uma mudança de comportamento social. Ela quer apenas ajudar uma causa, um projeto ou uma instituição e, com isso, promover a marca.
Um outro exemplo de Marketing de Causa, é o conhecido McDia Feliz.
Curadoria: Sidney Silva