Merchandising – Curadoria de Sidney Silva

Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

Em inglês, a palavra merchandising significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.

 

O Incrível MerchandisingMerchandising Editorial

Autor: Marcos Paulo Da Costa

Link: http://www.marketingmoderno.com.br/o-incrivel-merchandising/

No texto veremos que o merchandising que é uma técnica de promoção inserida na comunicação de marketing, aplicado no PDV para estimular o consumidor à decisão final de compra nos mostrará que o Merchandising Editorial que exibe produtos em novelas, programas de TV, filmes e etc. É uma excelente forma de venda, feita de uma forma simples e discreta. Veja também alguns exemplos dessa estratégia.

 

Merchandising E Comunicação Visual

Autor: Francisca Laviada

Link: https://pt.slideshare.net/laviada/merchandising-e-comunicao-visual

Nesse slide nos é apontado de forma direta os principais conceitos e objetivos do merchandising a partir daquilo que vemos. A estética cria e gera sensações que revela e as vezes alcança sua real intenção, se for bem planejada a ação.

Aponta ainda, as quatro fases em que os materiais auxiliam na decisão de compra do consumidor.

 

Dica de Visual Merchandising na prática

Autor: Fred Alecrim

Link: https://www.youtube.com/watch?v=IsTiNHW8GbU

Nesse vídeo Fred fala diretamente do Cherry Creek shopping center em Denver no Colorado. Um dos destaques por lá é a loja da Free People que é um show de Visual Merchandising. A loja aspira o Cliente para dentro e inspira quem está dentro dela a comprar.

Fred afirma que, a vitrine boa ela é aspirador de gente; e usa essa loja como exemplo de como criar um ambiente que proporcione momentos de conforto e envolvimento dentro dos espaços de venda, usando de uma boa organização e tecnologia.

 

Estratégias de Marketing – Técnicas do Merchandising

Autor: Catyuce Thays Silva De Lima

Link: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estrategias-de-marketing-tecnicas-do-merchandising/31373

Nesse texto veremos que, o merchandising é a maneira como o produto se relaciona com o cliente; como ele é percebido pelo mesmo.

Veremos ainda que, dentro da técnica Merchandising existem pequenas divisões que seguem o mesmo objetivo, como é o caso do Cross Merchandising.

Técnicas de como estimular a venda de um produto ou serviço promovendo sensações nos clientes se utilizando de cor, som, luz e aroma por exemplo, também contribuem com a manipulação do desejo do cliente em comprar e usufruir aquele item exposto de forma tão atraente.

 

 

Considerações finais/Conclusão: Nessa curadoria aponto conceitos, técnicas, definições e exemplos de forma simples e direta sore Merchandising.

Suas ferramentas estratégicas e muito úteis podem decidir na hora da compra de um produto, ou serviço. Saber utilizar e aplicar essa ferramenta atrelada a um estudo de marketing se torna o diferencial no fornecimento de um serviço.

 

Curadoria de Sidney Silva.

Grupo 8n

Grupo 8n

Alunos responsáveis: Jeferson Roberto de Santana Barbosa - Líder; Sídney Silva Santos; Victor Hugo de Angelis; Brunelly Maria Santana Gomes Corrêa

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *