Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.
Em inglês, a palavra merchandising significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.
O Incrível Merchandising – Merchandising Editorial
Autor: Marcos Paulo Da Costa
Link: http://www.marketingmoderno.com.br/o-incrivel-merchandising/
No texto veremos que o merchandising que é uma técnica de promoção inserida na comunicação de marketing, aplicado no PDV para estimular o consumidor à decisão final de compra nos mostrará que o Merchandising Editorial que exibe produtos em novelas, programas de TV, filmes e etc. É uma excelente forma de venda, feita de uma forma simples e discreta. Veja também alguns exemplos dessa estratégia.
Merchandising E Comunicação Visual
Autor: Francisca Laviada
Link: https://pt.slideshare.net/laviada/merchandising-e-comunicao-visual
Nesse slide nos é apontado de forma direta os principais conceitos e objetivos do merchandising a partir daquilo que vemos. A estética cria e gera sensações que revela e as vezes alcança sua real intenção, se for bem planejada a ação.
Aponta ainda, as quatro fases em que os materiais auxiliam na decisão de compra do consumidor.
Dica de Visual Merchandising na prática
Autor: Fred Alecrim
Link: https://www.youtube.com/watch?v=IsTiNHW8GbU
Nesse vídeo Fred fala diretamente do Cherry Creek shopping center em Denver no Colorado. Um dos destaques por lá é a loja da Free People que é um show de Visual Merchandising. A loja aspira o Cliente para dentro e inspira quem está dentro dela a comprar.
Fred afirma que, a vitrine boa ela é aspirador de gente; e usa essa loja como exemplo de como criar um ambiente que proporcione momentos de conforto e envolvimento dentro dos espaços de venda, usando de uma boa organização e tecnologia.
Estratégias de Marketing – Técnicas do Merchandising
Autor: Catyuce Thays Silva De Lima
Nesse texto veremos que, o merchandising é a maneira como o produto se relaciona com o cliente; como ele é percebido pelo mesmo.
Veremos ainda que, dentro da técnica Merchandising existem pequenas divisões que seguem o mesmo objetivo, como é o caso do Cross Merchandising.
Técnicas de como estimular a venda de um produto ou serviço promovendo sensações nos clientes se utilizando de cor, som, luz e aroma por exemplo, também contribuem com a manipulação do desejo do cliente em comprar e usufruir aquele item exposto de forma tão atraente.
Considerações finais/Conclusão: Nessa curadoria aponto conceitos, técnicas, definições e exemplos de forma simples e direta sore Merchandising.
Suas ferramentas estratégicas e muito úteis podem decidir na hora da compra de um produto, ou serviço. Saber utilizar e aplicar essa ferramenta atrelada a um estudo de marketing se torna o diferencial no fornecimento de um serviço.
Curadoria de Sidney Silva.