Como Fazer um Análise Swot

Esta curadoria tem como objetivo aprofundar na ferramenta de análise SWOT de modo mais prático, mostrando como fazer a análise e trazendo ferramentas prontas que gerem a tabela swot e tragam cruzamentos dos dados fornecidos. Para isso, foram curados 2 artigos, 1 vídeo e 1 ebook em PDF.
Responsável: Flávia Barros Costa

1 Synapses Tools

O vídeo da Synapses Group traz de modo rápido e simples um guia da ferramenta  de análise swot disponibilizado pela próprio grupo, mostrando o passo a passo do que é preciso fazer para obter a sua análise.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7-6N4KqSLGI

2 Criando uma Análise Swot

Este site é interessante porque traz uma breve definição de análise swot e abaixo abre espaço para que você faça a análise da sua empresa. Ele disponibiliza uma área para ser preenchida nos campos de força, fraqueza, oportunidade e ameaça.

“Uma boa análise SWOT começa com fazer as perguntas certas. Abaixo está um modelo para você começar em sua própria análise SWOT. Ao concluí-lo, tente fazer as seguintes perguntas e visualize a resposta mais saliente para cada uma na célula apropriada. Sinta-se livre para fazer um brainstorm o máximo que puder, mas tente concentrar-se em quatro ou cinco itens para cada quadrante.” – Nathanael Okhuysen. 

 

Link para o Artigo: http://www.storyboardthat.com/pt/articles/b/swot-analysis-templates

Fonte Imagem: http://www.ignicaodigital.com.br/matriz-swot-o-que-e-e-como-ela-pode-ajudar-voce-alcancar-o-sucesso-seu-negocio/

 

3 Planilha SWOT 3.0

O pdf do ebook “Guia Rápido: Análise Swot”, mostra a ferramenta como um todo, ou seja, vai desde o conceito até um exemplo prático. É interessante ler da página 06 até a 17, onde vai ser explicado detalhadamente como preencher e como são dados os resultados da tabela da LUZ planilhas empresariais, esta que é uma opção completa para aqueles que quiserem fazer a análise swot.

“[…] é necessário identificar os pontos fortes que estejam sendo utilizados na propagação da marca e produtos frente ao mercado, bem como, os pontos deficientes neste quesito que fazem com que os clientes tenham menos conhecimento da empresa como referência, deixando margem para os concorrentes.” – LUZ planilhas empresariais.

Link para o PDF: http://www.ftdr.com.br/arquivos/08.Ebook-GuiaRapidoAnaliseSWOT.pdf

 

4 Elaborando Matriz Swot

Esse texto vai mostrar de forma mais simples como fazer uma análise swot. Ele vai explicar a você o que é preciso para começar a fazer a análise e em seguida vai orientá-lo a montar a tabela. Além disso, vai dizer como fazer o cruzamento dos dados obtidos para auxiliar na empresa.

” Para encontrar cada Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça, comece reunindo o time responsável e faça um brainstorm. Faça isso de forma estruturada, olhando primeiro para o ambiente interno, depois para o ambiente externo. […] Nos quadrantes da linha de cima, coloque os fatores internos, e na de baixo, os externos. Na coluna da esquerda, devem estar os fatores positivos (forças e oportunidades), com os fatores negativos (fraquezas e ameaças) na coluna da direita.” – Renato Mesquita, Sai do Lugar.

Link para o Artigo: https://saiadolugar.com.br/analise-swot/

Grupo 1t

Grupo 1t

Alunos responsáveis: Flávia Barros Costa [líder do grupo]; Ester Azevedo de Gois; Hagda Janaína Araujo do Vale; Pâmala Raphaela Santos Cardoso.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *