Análise SWOT

Curadoria da Análise SWOT

 

Nos materiais curados são apresentados de forma detalhada o que é e como fazer um Análise Swot, além disso traz como exemplo a matriz Swot de uma grande empresa. Outro fator importante que foi pontuado é mostrar de maneira mais detalhada o que compõe o macro e microambiente. É mostrado também uma ferramenta que é utilizada após feita a Análise SWOT. Somando- se a isso um vídeo que reforça como se faz esse tipo de matriz, dessa forma procurando deixar mais clara a compreensão dessa ferramenta que é de suma importância para as empresas.

 

 

  • Você sabe como fazer uma Análise Swot? 

           Fonte: https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/

        O material analisado mostra o que é, para que serve e como fazer uma análise swot essa metodologia é bastante utilizada nos setores de marketing e de planejamento, é feito por meio da análise do ambiente externo (ameaças e oportunidades)  e do ambiente interno (forças e fraquezas). No externo é considerado o que está do lado de fora da empresa, não são motivos que ela não pode controlar e é dividido em dois: macroambiente e microambiente. Já no interno é feito uma espécie de auto conhecimento, analisando os pontos fortes e fracos para dessa maneira criar uma vantagem competitiva em relação a concorrência. Essa ferramenta serve de fundamentação para a tomada de decisões dentro de um négocio.

 

 

 

O texto analisado ele traz de maneira mais detalhada o que se analisar dentro desses dois ambientes. O microambiente é composto pela empresa, já que ao elaborar o plano de marketing deve ser analisado todos os setores que a compõe, os fornecedores são que eles que vão oferecer a matéria para elaboração de algum produto ou serviço, portanto esse é de grande importância e uma falha pode afetar seriamente a empresa. O público alvo é outra vertente do microambiente que são aquelas pessoas que tenham potencial  para adquirir o produto. Além deles existem também os tipos clientes que devem ser analisados, já que cada eles apresentam comportamentos diferentes.  Somando- se a isso tem a concorrência que é fundamental analisar como ela se posiciona no mercado e a partir disso criar estratégias para levar vantagens competitivas sobre essa empresa.

Já o macroambiente permite analisar o ambiente demográfico, que se refere à idade, sexo, localização, raça e entre outros, o ambiente econômico o qual mostra o poder de compra dos consumidores. Existem também os ambientes naturais e tecnológicos,  que são respectivamente os recursos naturais ou fenômenos da natureza que podem interferir no negócios e as tendências e condições que afetam toda organização. Outros dois fatores que fazem parte desse ambiente são o político/legal e o cultural, no ambiente político legal são todas as leis e políticas que regem a sociedade, podendo variar de estado para estado, já no ambiente cultural é analisado os valores, a percepção e as preferências do consumidor.

 

  • Análise e Matriz SWOT – Confira o que é e como montar.

          Fonte: http://esagjr.com.br/analise-swot/  

 

O material curado apresenta como analisar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, porém ele apresenta um diferencial em relação aos demais que é mostrar um exemplo prático, a empresa escolhida foi uma das maiores redes de fast food o Mcdonald’s, nele é analisado de forma simplificada os fatores que compõem o macro e microambiente.

 

 

  • Análise Swot e 5W2H.  

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/analise-swot-5w2h/ 

 

O texto explorado mostra como fazer uma análise Swot, mas traz uma diferença em relação aos demais que é a ferramenta 5W2H, esse método é o que vem após o resultado da matriz swot. Nele é definido como será solucionado os problemas que foram apontados na análise, isso é feito respondendo uma série de perguntas que compõem o este método, dentre essas o que, quem, onde, quando , como, quanto, entre outros.

 

 

  • Vídeo aula análise SWOT.

 

 

O vídeo é de um canal chamado “Resultar Gestão”, um canal que dá orientações de gestão, ferramentas e promete resultados para as empresas. O vídeo em questão fala sobre a análise SWOT, começando do segundo 0:24 até 1:25 é feita uma explicação sobre o que é e como pode ser utilizada a análise SWOT em sua empresa, a partir de 1:28 até 2:36 faz uma explicação mais a fundo sobre cada quadrante que compõem a matriz Swot, já no minuto 2:36 ate 3:17 ensina como montar uma a análise swot. Do 3:19 à 5:17 fala sobre ações estratégicas que são feitas após a criação da matriz, pondo em prática tudo que foi apontado.

 

Grupo 2n

Grupo 2n

Alunos responsáveis: Ana Carolina Lira - Líder; Ana Carolina Dantas; Ana Luiza; Bárbara Amarante; Nathália Dantas.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *