O planejamento de Marketing mostra a sua importância para implementação de ações dentro da empresa e assim levar vantagem competitiva em relação às demais. No material é explicado de forma detalhada o que um plano de Marketing, como elaborar, ferramentas que são necessárias e exemplos. Além disso foi analisado também um vídeo como executar esse planejamento e como aliar soluções criativas para desenvolvimento das ações.
Marketing de Conteúdo.
Fonte: https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/
O texto em análise traz à tona a importância de um planejamento para concretização de um objetivo, esse plano pode ser feito sobre a marca, produto ou serviço. Dessa maneira fazendo com que seja analisado a situação do mercado, tendências futuras e o posicionamento de marca. A análise Swot faz parte desse planejamento, já que é através dela que é possível conhecer melhor o ambiente que a empresa está inserido, tanto o interno quanto o externo. No planejamento de Marketing é definido também de maneira mais aprofundada quem é o seu público alvo e por conseguinte o perfil dos seus clientes. Vale ressaltar que durante o plano devem ser levados em consideração todos os setores da empresa desde colaboradores até clientes, além disso deve ficar definido um cronograma para execução do planejamento e um monitoramento financeiro. Outro fator que merece atenção são ações de marketing que fazem parte do plano, essas devem estar de acordo com os objetivos e as metas traçadas.
5 passos para elaborar um bom plano de marketing.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/5-passos-para-elaborar-um-bom-plano-de-marketing/
Nesse material é mostrado de maneira simplificada alguns passos de como elaborar um plano de Marketing, é procurado ressaltar que não precisa ser um documento extenso com diversas informações, mas sim dados que possam ser analisados e posteriormente criar estratégias para combater as falhas apontadas.
Como elaborar um Plano de Marketing.
O site do Sebrae ele dispõe de maneira mais objetiva sobre como elaborar um planejamento de marketing. Ele traz as três etapas de maneira sucinta, que são elas: Planejamento, implementação e avaliação. No planejamento é feito a análise Swot estabelecendo quem é o público alvo, o posicionamento de mercado, os objetivos e estratégias. A implementação é caracterizada pela ação, é onde será executada as estratégias de marketing. E por fim tem avaliação, na qual é verificada a eficiência do plano e se ações propostas estavam dentro do que foi planejado.
Além disso o site traz um pdf explicando e exemplificando como se faz um planejamento de marketing de forma mais detalhada.
O que é Plano de Marketing?
Fonte: http://novaescolademarketing.com.br/ferramentas-de-marketing/o-que-e-plano-de-marketing/
O texto de Rafael Rez auxilia a quem procura um passo a passo para entender melhor o que é um planejamento e como ele funciona, já que ele descreve desde do a avaliação de mercado até a verificação de resultados. De forma alguma ele ensina a fazer um planejamento, já que não apresenta de forma concreta nenhuma das ferramentas utilizadas durante o planejamento e sim faz com que pessoas leigas entendam o planejamento, é aquele tipo de texto legal para apresentar ao cliente quando ele te diz: mas pra que serve isso?
Planejamento de Marketing para pequenas empresas.
Nesse vídeo, ele trata de como se deve fazer para desenvolver um plano de marketing para pequenos negócios. Mas, o interessante dele é que fala sobre como executar o plano de marketing e maneiras criativas de “espalhar” o plano de marketing pela empresa, que não precisa ser apenas um aquela planilha com metas e prazos, que pode se setorizar esse plano ou incentivar seus funcionários a trabalharem em equipe motivando um a atingir as metas do outro de forma colaborativa promovendo uma melhor comunicação entre os setores.