Para entender melhor o que seria uma “análise de SWOT”, imagine que você precisa tomar uma decisão muito difícil em sua vida, e para isso preciso analisar todos os pontos positivos e negativos e aí então falar a resposta final. Da mesma forma acontece com uma empresa, ela usa dessa estratégia para analisar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, e depois disso identificar qual o caminho certo a seguir.
1. Matriz BCG
Fonte: Site Nova Escola de Marketing
De uma forma mais simplória e contextualizada, esse texto vem pontuar o conceito de
matriz BCG e suas quatro etapas, que são: estrela, interrogação ou oportunidade,
cachorro e vaca.
2. Matriz de SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa
Fonte: Site Agendor
Essa análise é utilizada para auxiliar os empreendedores e gestores de forma adequada
como está o andamento da sua empresa, nela contém suas forças, fraquezas, ameaças e
oportunidades, desse modo, esses pontos serão avaliados de acordo com o ambiente
interno e externo.
3. Como fazer uma análise de SWOT
Fonte: Site Marketing de Conteúdo
Neste texto, podemos perceber que ele abrange o assunto de forma mais detalhada, não
fala apenas o que é, e sim como faz, para que serve, como analisar e quem deve fazer.
Geralmente utilizado para tomar grandes e importantes decisões dentro de sua empresa
ou negócio. Como essa análise, os empreendedores têm mais segurança em suas
decisões e compreende sua posição no mercado perante seus concorrentes.
4. Como fazer uma análise de SWOT
Fonte: Canal Portal Administradores
Busca facilitar a visualização das quatro características que são inerentes aos mas
variados tipos de empresa. O primeiro passo é dividir o cenário; segundo passo, definir
o ambiente interno; terceiro passo, defina o ambiente externo; quarto passo, colocar os
dados em formato de diagrama; quinto e último passo, analise o cenário encontrado.