As Cinco Forças de Porter

Em qualquer mercado há barreiras, rivalidades, competitividades, ameaças e para obter vantagem nesse meio competitivo é necessário criar estratégias. A fim de entender esses fatores para se destacar entre os outros, Michael Porter criou o modelo das cinco forças na qual permite analisar o grau de atratividade de cada setor. Para compreender melhor o assunto, foram curados 2 vídeos, 1 apresentação de slide e 1 artigo.
Responsável: Hagda Janaína Araújo do Vale

1 O que são as 5 Forças de Porter

No vídeo abaixo, você encontrará o modelo de uma maneira objetiva, dinâmica e clara para que assim você possa aplicar esta estratégia em sua empresa.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Bys7OFyWFuk

 

2 Conceito e Exemplos

De maneira objetiva e direta, este slide explica as 5 forças de Porter, além de expor diversos exemplos que deram certo. Dá uma conferida!

” É um modelo de análise que explica os fatores que influenciam  o mercado e que afetam o comportamento de compra. Tem como principais objetivos entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado.” – Belle Maluf.

Link para o Artigo: https://pt.slideshare.net/mobile/BelleMaluf/as-5-forcas-de-porter

 

3 Como Funciona na Prática

Agora que já sabe as teorias deste modelo é hora de visualizar como funciona na prática. Com essa análise do case da empresa Coca-Cola Company podemos entender como utilizar essas técnicas no seu ambiente de trabalho.

” […] é um conjunto de perguntas peculiares à empresa que precisa ter um posicionamento real sobre si no mercado e o que é esperado[…]. A análise do case da empresa Coca-Cola Company, fora ser um trabalho de academico é um exemplo de como utilizar tais técnicas na sua empresa[…].” – Roberto Gentile.

Link para o Artigo: https://robertogentile.wordpress.com/2010/12/29/5-forcas-de-porter-no-case-coca-cola/

 

4 Definição e Exemplos

E se você gostou do assunto e quer aprofundar seu conhecimento nele, este vídeo é ideal para você! Feito pelo próprio criador do modelo das cinco forças, Michael Porter, aborda detalhadamente essa estratégia que visa analisar a atratividade do seu mercado. Vale a pena conferir este vídeo repleto de informações, exemplos e explicações claras.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SKROW1BxpUA&t=54s

Grupo 1t

Grupo 1t

Alunos responsáveis: Flávia Barros Costa [líder do grupo]; Ester Azevedo de Gois; Hagda Janaína Araujo do Vale; Pâmala Raphaela Santos Cardoso.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *