No Brasil Product Placement é muito utilizado em reality shows como Big Brother e Master Chef. Porém, com a diminuição das verbas para financiar projetos e com os streamings e downloads praticamente dominando o mercado, o Product Placement se tornou uma estratégia importante para o financiamento de produções audiovisuais. Para essa curadoria exemplos clássicos e bem pensados para a inclusão de um produto ou marca em uma produção.
Product Placement x Merchandising
Link: https://www.linkedin.com/pulse/merchandising-ou-product-placement-jo%C3%A3o-marcelo-diniz
Esse é um dúvida comum. Qual diferença entre Merchandising e Product Placement. O texto aponta objetivamente esse diferença e os cuidados para a inclusão dessa estratégia no Brasil.
Porta dos Fundos e Product Placement
Como um pouco de criatividade pode impulsionar um produto ou marca. O canal do Youtube Porta dos Fundos demonstra em 06 versões em vídeos como fazer um Product Placement com criatividade e humor.
Netflix e o prêmio de pior Product Placement
Link: http://www.adnews.com.au/netflix-slammed-for-product-placement
Post em Inglês, mas que demonstra que uma estratégia mal executado de um Product Placement pode trazer impressões negativas para a marca. O vídeo mostra a inserção de um carro da Ford em um episódio da série Designated Survivor.
No Cinema, Na série e Na TV
Link: https://ed.ted.com/on/YuSkjo9V#watch
Em um vídeo de 03 minutos, vários exemplos são mostrados da utilização de Product Placement em filmes, séries e programas de TV. O vídeo mostra exemplos americanos, onde essa técnica é muito utilizada.
Product Placement na música
Uma excelente estratégia e muito utilizada pelos artista é unir música e Product Placement para influenciar o consumidor. Artistas brasileiros também já se deram conta dessa ferramenta e começam a técnica em seus clipes.