Merchandising: A arte da sedução!

Filho, cadê o pão!

Objetivos do Merchandising

Material 1: Texto

Curador: Keyla Nascimento

Link: https://www.iped.com.br/materias/comunicacao-marketing-e-vendas/principais-tecnicas-merchandising.html

Para começar a falar sobre merchandising é necessário entender o que seria e qual o seu objetivo. O merchandising são ações ou materiais utilizados nos pontos de vendas com o objetivo de melhorar a divulgação de uma marca ou produto, aumentando a visibilidade do mesmo, conseguindo assim uma aceitação dos consumidores, e garantindo portanto, uma grande quantidade de vendas. Para que o conceito do merchandising desse certo, foram desenvolvidas algumas técnicas para garantir o sucesso esperado na divulgação da marca ou produto. A principal ferramenta utilizada é a propaganda que se utiliza de promoção de vendas (brindes, preço baixo), divulgações de ofertas de Mídia que motivam os clientes a comprarem. Anúncios, uso de vestimentas diferenciadas nos pontos de vendas tendem a chamar atenção do público, conseguindo assim, o objetivo do merchandising, que É atrair uma maior quantidade de clientes.

 

Os 5 sentidos do Merchandising

Material 2: Texto

Curador: Eliel Brito

Link: http://exame.abril.com.br/negocios/dino/merchandising-no-ponto-de-venda-tudo-o-que-voce-precisa-saber-dino89091475131/

Com tantas marcas e empresas em ascensão, É necessário criar estratégias para se destacar, por isso, existe o merchandising, onde com os esforços certos, e as ações corretas, consegue se chegar ao objetivo desejado, que É atrair uma maior quantidade de clientes. O merchandising nos pontos de vendas é um grande aliado das marcas e produtos, onde consegue atrair os clientes utilizando os seus cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), buscando de todas as formas conquistar o público. As ações de merchandising fortalecem a presença da marca ou produto, para que o cliente possa se lembrar, como por exemplo, a altura das prateleiras, principalmente para idosos e crianças, a abordagem diferenciada, conquistando o público a levar o produto. Existem algumas técnicas de merchandising que são utilizadas para atrair os clientes, como, fazer promoções de vendas, brindes, degustação do produto. Um outro fator importante, É mostrar o diferencial da marca ou produto, investindo sempre no visual, não só do ponto de venda, como também dos funcionários. Todas essas estratégias fazem do merchandising algo importante na conquista de clientes.

 

Seu Merchandising, seu perfil!

Material 3: Texto

Curador: Eduarda

Link: www.tradeforce.com.br/blog/o-que-e-merchandising/

O mercado está sofrendo alterações todos os dias com a nova forma de se comunicar. E a partir dessa realidade ,empresas buscam o sucesso de forma intacta.
Conjunto de técnicas criativas e originais realizadas no PDV , com o objetivo de motivar o cliente a comprar determinado produto ,atendendo suas necessidades de forma diferenciada dos demais concorrentes.
Assim é o merchandising.

 

Desejo, Necessidade, Vontade, Necessidade, Desejo!

Material 4: Vídeo

Curador: Leonardo Levi

Link: https://www.youtube.com/watch?v=UwmMChpzm44&t=55s

Promoções, ofertas, descontos, brindes, experimente, beba, ganhe são algumas linguagens do Marketing aplica no PDV para estimular e seduzir os consumidores a comprar um determinado produto que, na maioria das vezes, não faz parte da sua lista de necessidades.  Neste vídeo, Wilson Sousa aborda as técnicas e as ferramentas que as marcas utilizam no PDV e suas estratégias de manter clientes mais tempo no estabelecimento consumindo e comprando. Ele explica também o processo de decisão de compra do cliente onde as marcas precisam investigar e entender o comportamento do consumidor. Wilson finaliza a palestra citando a importância do feedback do pós venda pra saber das expectativas e o nível de satisfação do produto e da probabilidade do cliente em voltar ao estabelecimento em realizar uma nova compra.

 

Considerações Finais:  Trabalho realizado através de estudos de materiais e exemplos citados em sala de aula, vídeo aula, palestras e cases em cima de experiências de PDV e comportamento do consumidor.

Grupo 5n

Grupo 5n

Alunos responsáveis: Leonardo Levi Moura Gama - Líder; Eduarda dos Santos Pereira; Eliel de Brito Braz; Jaenia Keyla do Nacimento Martins.

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