Contextualização: Já percebeu que as propagandas vistas em produções cinematográficas, novelas, seriados, músicas, livros, obras de arte são por muitas vezes passadas “despercebidas”? Na verdade não é nada ao acaso, os produtos inseridos nesses meios são na verdade estrategicamente colocados ali para aparecerem de forma natural, como se fizessem passe da rotina. O objetivo dessa curadoria será te ajudar a entender como o processo do Product Placement é feito, contando também com vários exemplos que foram realizados na prática.
Afinal, o que é Product Placement?
Autor: Maria Eduarda Paul
Link: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/afinal-o-que-e-product-placement
Neste texto, inicia-se explicando o que é, como é realizado, e o que se encaixa no Product Placement (parágrafo 1), ainda exemplifica onde são utilizados (parágrafo 2). Em seguida, ainda traz exemplo de outros nomes que o Product Placement também é conhecido e onde foi utilizado pela primeira vez (parágrafo 3). Já nos 2 parágrafos seguintes, explicam o porque cresceu a utilização dessa técnica, e por fim, traz informações sobre o investimento necessário, porém sem valores definidos (parágrafo 6).
Product Placement
Autor: Daniel Fonseca
Neste slide, é possível entender o que é a técnica do Product Placement (slide 5), e sua expansão no decorrer dos anos (slides 6 a 8). Traz também como surgiu e alguns exemplos de onde já foram utilizados (slides 10 a 13), e sua entrada na televisão brasileira (slide 14). Além disso, ainda constam informações extras de algumas invenções que revolucionaram os meios de comunicação (slides 16 a 22) e projeções a respeito do merchandising (slides 24 e 25). Em seguida, traz comparações dos meios de comunicação da revista e televisão, também com dados sobre as atitudes das pessoas em frente a televisão (slides 27 a 29). Nos slides seguintes (31 a 33), são passadas informações referentes aos tipos, eficiência, vantagens e desvantagens de cada técnica dentro no Product Placement. Ele finaliza trazendo exemplo da maior utilização da técnica na história, além de outros exemplos (slides 35 a 39).
Séries e Product Placement – casos em que o “merchan” funciona bem (e muito)
Autor: Robson Neto
Post excelente feito pelo Robson Neto, o material é extremamente útil e importante para a bagagem de conhecimento sobre o Product Placement, no post, é utilizada uma linguagem fácil e simples, garanto que vai te prender do inicio ao fim. No início o texto, o autor deixa claro a diferença de Merchandising e Product Placement. O conteúdo é mais focado em Product Placement em séries, mas também mostra em alguns filmes. Contém vários vídeos e imagens como exemplos práticos do tema, vale a pena conferir.
O que é product placement?
Autor: Chilli360
Link: https://chilli360.wordpress.com/2011/05/17/o-que-e-product-placement/
Nesse texto teremos uma definição clara do que de fato é Product Placement; e veremos o que diferencia de outras ações comuns de marketing que são facilmente confundidas. Perceberemos que aparição do produto ou serviço de maneira sútil, envolvida no contexto da cena, ainda que, como parte do cenário, é o que identifica essa ferramenta tão utilizada e que o cinema adora.
Nos exemplos que o texto trás, ficaremos surpresos ao ver a forma sutil e eficiente com que é vendido de forma “indireta” num contexto tão natural tais marcas.
Product placement James Bond
Autor: Nguyễn Phan
Link: https://www.youtube.com/watch?v=M7HatgACLaM
Esse vídeo nos apresenta um belo exemplo de forma real e eficaz, com a aplicação de Product Placement, no trecho de um dos mais consagrados filmes de Hollywood.
O vídeo mostra três marcas super importantes e algumas das mais vendidas do mundo (Ford, Sony Ericsson, Range Rover) presente e sendo vendidas de forma discreta como parte do filme.
Product Placement in the most viewed music videos on YouTube
Autor: Cande Sánchez Olmos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dkk7egK1wEM
O product placement é uma forma de mexer com o subconsciente do consumidor através dos meios de comunicação, mais precisamente no mundo audiovisual como produções cinematográficas, novelas, seriados, músicas. Uma das modalidades que vem avançando ao longo dos anos é a divulgação de produtos nos videoclipes, nesse vídeo temos algumas amostras de produtos que são colocados de uma forma sutil tornando assim o produto parte do universo do consumidor trabalhando diretamente com o subconsciente do mesmo deixando a publicidade mascarada. No vídeo ocorre a inserção de marcas como Adidas, Mercedes Benz (no clipe Gangnam Style) onde as marcas aparecem no final do clipe de forma simples e sem muito alarde, mas o uso das cores tanto no carro e no tênis acaba chamando nossa atenção. O vídeo a seguir é do rapper americano Wiz Khalifa “See you again” onde eles promovem o filme Velozes e Furiosos dentro do clipe, uma coisa muito comum hoje em dia, onde a indústria cinematográfica usa de músicas para dar o tom do filme ou trailer. Os outros clipes seguintes só reforça a utilidade das marcas dentro da industria da musica. Os clipes da cantora Katy Perry ( tanto em Dark Horse como Roar) do LMFO e Enrique Iglesias expõe marcas como Adidas, Nokia, Nike, Audi, Nissan Apple de forma leve e natural utilizando e transformando a marca como um patrocinador para seus clipes.
Conclusão/Considerações Finais: Essa curadoria tem o objetivo de te ajudar a entender como funciona o Product Placement, foi feita uma pesquisa do assunto em várias fontes e verificados vários conteúdos, e essas apresentadas foram consideradas as melhores. O meio atual da propaganda requer inovação, uma coisa diferente, e você conseguiu ver que é exatamente isso que o product placement oferece, além de tudo, viu também que os materiais escolhidos foram bem selecionados, contando com inúmeros vídeos e exemplos, tudo pensado para facilitar seu entendimento.