Análise Swot, Matriz BCG e Matriz GE

A curadoria realizada tem dois objetivos, o primeiro é aprofundar nos conceitos de cada uma das seguintes ferramentas: Análise SWOT, Matriz BCG e GE. O segundo é,  trazer exemplos para ilustrar cada uma dessas ferramentas de análise e, desse modo, facilitar o entendimento e proporcionar maior aprendizagem. Para isso, foram curados 2 Artigos, 1 Artigo Acadêmico, 1 Apresentação de Slide e 1 Vídeo.

1 Conceito, Elementos e Vantagens da Análise SWOT

Neste primeiro texto é interessante ler o tópicos: o que é análise swot, os quatro quadrantes da matriz e porque usá-la. O site possui uma linguagem bem simples e de fácil compreensão, mostrando detalhadamente cada quadrante da matriz e explicando as razões pelas quais a ferramenta deve ser usada. Além disso, disponibiliza um pequeno vídeo resumindo todo o conceito da ferramenta.

“[…]a Análise SWOT é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.”  – Gilles B. de Paula, Treasy.

Link para o Artigo: https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa

2 Conceito, Componentes e Estratégias da Matriz BCG

O texto do portal da administração, começa conceituando em linguagem simples e acessível o que é a matriz BCG, e como ela é utilizada.  É interessante dar maior atenção à sessão que aborda os componentes da matriz, pois o artigo detalha cada um dos quadrantes, dessa forma, ficará mais fácil compreender a ferramenta e até mesmo aplicá-la.

“[…] Ela se trata de uma análise gráfica que possui a finalidade de auxiliar a tomada de decisão, como também de oferecer suporte à apreciação de portfólios de produtos ou de unidades de negócios que se baseiam no conceito de ciclo de vida do produto.” – Portal Administração.

Link para o Artigo: http://www.portal-administracao.com/2015/03/matriz-bcg-conceito-e-fundamentos.html

3 O que é Matriz GE

O vídeo do canal marketing em um minuto mostra de modo rápido e prático o conceito de matriz GE, para que ela é usada e ainda a aplica em um exemplo simples para facilitar o entendimento.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IZCsoiiVDl8

4 Exemplo de Análise SWOT

Este artigo traz para você um exemplo prático de análise SWOT, localizado da página 6 (item 4) até a 14. Além de mostrar sua formação na tabela, ele também vai explicar item por item daquilo que foi analisado como força, fraqueza, oportunidade e ameaça da empresa Beloaço, mostrando também, possíveis soluções para os problemas apresentados.

“[…] foram expostos os fatores ambientais internos e os fatores ambientais externos, onde solicitado a eles que definissem os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades que viam a frente da administração da organização […]” 

Link para o Artigo: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/43320486.pdf

5 Exemplo das Matrizes BCG e GE

Essa apresentação de slide traz um exemplo real das duas matrizes. Utilizando a marca FIAT, a autora cria duas tabelas e encaixa o portfólio da empresa nelas e em seguida vai explicando o porque aquele determinado produto está naquela categoria.

Link da Apresentação: https://pt.slideshare.net/tegzuuda/matriz-bcg-e-ge-fiat

Grupo 1t

Grupo 1t

Alunos responsáveis: Flávia Barros Costa [líder do grupo]; Ester Azevedo de Gois; Hagda Janaína Araujo do Vale; Pâmala Raphaela Santos Cardoso.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *